05 jan
Construção civil 2022: 5 tendências que a sua construtora não pode deixar de conhecer
A expectativa para construção civil para 2022 é alta. Afinal, apesar da pandemia, o setor conseguiu continuar operando. Porém, não alcançou os resultados que haviam sido projetados para o ano de 2020. Por outro lado, conseguiu crescer 2,7% no terceiro trimestre de 2021. A expectativa dos especialistas era de que o setor tivesse um crescimento de 4% até o final do ano.
Com a retomada das atividades comerciais, da indústria e da vida em sociedade, o setor tem tudo para alavancar em 2022. As empresas que querem aproveitar esse momento, precisam acompanhar as tendências. Neste artigo, você vai ver quais são as 5 tendências da construção civil 2022 que a sua construtora precisa conhecer. Confira!
Metodologia BIM é tendência para a construção civil em 2022
A metodologia, utilizada em todo o ciclo de vida da obra, permite gerenciar todas as informações do projeto a partir de um modelo virtual. Todos os profissionais envolvidos no projeto conseguem acompanhar a obra e atuar de forma colaborativa, desde o planejamento até o pós-obra.
Há muitos anos no mercado internacional, o BIM começou a ser visto como um recurso para a construção civil brasileira há pouco tempo. Antes, as empresas viam a metodologia como algo custoso e difícil de ser aplicado. Porém, a revolução tecnológica pela qual o setor está passando tem trazido o tema para o centro das conversas.
Outro fator que influenciou o debate foi a publicação do decreto nº 9.983, que oficializou a Estratégia BIM BR, e do decreto Nº 10.306 de 2020, que tornou obrigatório o uso da metodologia BIM em obras públicas. As empresas têm os anos de 2021, 2024 e 2028 para se adaptar, caso contrário não poderão entrar em licitações para atuar em projetos públicos.
De acordo com o Mapeamento Maturidade BIM Brasil, realizado pelo Sienge, cerca de 70% das empresas de construção pretendem adotar a metodologia até 2022. Dos entrevistados, 38,4% já utilizam o BIM desde 2020.
O modelo BIM é uma tendência que vai continuar em crescimento nos próximos anos, não só no Brasil, mas em todo o mundo. A expectativa de crescimento para o mercado internacional é de que o BIM atinja receita de US $ 30,24 bilhões até 2028.
Novas tendências para ficar de olho em 2022
Alinhado ao BIM, outras tendências estão em crescimento e vão ditar como será o mercado da construção civil em 2022. As empresas que não estão acompanhando essas tendências podem se tornar menos competitivas e perder mercado para seus concorrentes mais antenados.
As tendências que você verá a seguir, assim como BIM, visam a otimização e melhoria de processos, bem como a redução de desperdício de materiais, tempo e esforço, além de aumentar a eficiência na obra. Veja quais são as tendências para ficar de olho!
Sustentabilidade
A demanda por construções mais sustentáveis vem crescendo de todos os lados. Investidores, compradores e a sociedade de forma geral estão cada vez mais atentos com relação às questões ambientais e cobrando que grandes empresas adotem mecanismos para evitar que o meio ambiente seja prejudicado por suas atividades comerciais.
As empresas também têm muito a ganhar quando investem em processos mais sustentáveis. De acordo com a U.S. Green Building Council, o custo de manutenção de uma construção sustentável é 13% mais barata do que de um projeto que segue um modelo não sustentável. Além disso, a média de satisfação do morador é 27% superior à média do país.
Com relação ao meio ambiente, uma construção sustentável emite 33% menos carbono, exige 45% menos de energia elétrica e usa 54% menos água no dia a dia.
O Brasil ficou em quarto lugar no ranking de projetos sustentáveis do certificado mais importante do setor, o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). Nos três primeiros lugares ficaram os Estados Unidos, a China e a Índia.
Gerenciamento de tempo
Gestão de tempo ainda é um processo que muitas empresas precisam adotar. A partir de uma boa gestão, é possível entender o tempo necessário em cada atividade e quais são os impactos da soma de cada tarefa no processo como todo.
A ideia é que, com isso, seja possível planejar melhor os serviços e criar cronogramas de obras mais reais, onde o tempo definido para cada etapa atende suas atividades. Isso vai fazer com que seja possível otimizar o tempo de trabalho, evitar atrasos e até adiantar a entrega dos serviços ou da obra.
Linha de balanço
As principais tendências da construção civil em 2022 se conectam. A Linha de Balanço, por exemplo, é uma técnica que ajuda no gerenciamento de tempo na obra. Seu princípio é organizar e planejar os locais da obra no tempo. Dessa forma, proporciona uma visão ampla e simples do que está sendo realizado e o que ainda precisa ser executado na obra.
Por meio do balanceamento em linhas, os locais da obra, como pavimentos, lotes, casas, trechos, são dispostos no eixo y e o calendário segue o eixo x. Assim, os serviços aparecem na junção dos dois eixos, formando um gráfico com diversas retas.
Conforme as atividades são realizadas, o cronograma é atualizado, mostrando os prazos das próximas etapas ou apontando os atrasos decorrentes de alguma falha no planejamento, no processo ou operacional.
Atendimento ao cliente: tendência que veio para ficar na construção civil
Na construção civil, um setor marcado por atrasos e processos pouco tecnológicos, o atendimento nunca foi um potencial competitivo, mas isso está mudando. As construtoras estão mais preocupadas em oferecer um atendimento diferenciado para os clientes.
Um dos caminhos tem sido a comunicação. Como o atraso na entrega é o principal fator de reclamação no setor, manter o cliente atualizado sobre o seu projeto é uma forma de transmitir mais confiança e conquistá-lo.
Nesse sentido, a tecnologia é fundamental, pois ela permite que a construtora se comunique com o cliente em tempo real.
Fonte: Prevision.
Deixe um comentário