1. Conheça bem os fornecedores
A relação com os fornecedores é fundamental para se conseguir ter bons resultados. Afinal, são essas parcerias que ajudarão a longo prazo, já que é preciso que os serviços prestados sejam acessíveis e de qualidade.
Conhecer bem os fornecedores implica em ter boas relações, considerar a entrega, a qualidade dos insumos e, é claro, os preços. Uma boa parceria otimiza os processos da obra com entregas pontuais, aceita negociação e fecha valores mais atrativos. Ou seja, isso tem impacto direto na obra.
2. Estabeleça boa relação com os fornecedores
A construção civil é feita de negócios. Por isso, estabelecer uma relação próxima com seus fornecedores será determinante para fechar boas negociações. Essa fidelidade pode render bons frutos e ter muitos benefícios, tanto para você quanto para eles.
Manter esse relacionamento mais próximo pode melhorar o prazo de entrega, ajudar a conseguir descontos e outras vantagens. Mesmo que você esteja apenas fazendo a cotação de insumos, a cordialidade e o respeito são essenciais desde o primeiro contato.
3. Tenha controle financeiro
A composição de custos da obra envolve o cálculo de insumos, serviços, mão de obra e outros aspectos da construção. Nesse sentido, o detalhamento de tudo o que será necessário é indispensável para manter o orçamento e ter maior controle financeiro.
Dessa forma, o contato com fornecedores será mais eficiente, uma vez que você saberá exatamente do que e de quanto precisa. Assim, o levantamento de custos será mais preciso, o que influencia de maneira direta no orçamento.
4. Negocie sempre
Barganhar nunca é demais, principalmente quando estamos falando de um grande volume de insumos, como é o caso das obras. Apostar na negociação é fundamental, mas é importante ter informações sobre a quantidade de material, os custos de entrega, como também utilizar condições oferecidas por outros fornecedores para obter mais facilidades.
No entanto, também é preciso ter bom senso na negociação. Conseguir uma parceria que seja fiel e ofereça boas condições é um dos caminhos para aumentar a produtividade. Portanto, perceba que há limites e não tente forçar, a fim de que não se crie possíveis problemas na relação.
Para uma boa gestão de projetos na construção civil, a cotação de insumos faz-se necessária para manter prazos e orçamento em dia, além de manter um padrão de qualidade. Assim, ao colocar as dicas em prática, você conseguirá ter mais eficiência e menores custos.
Fonte: Adooren.
Deixe um comentário