1) Informe-se sobre as normas


Cada tipo de atividade comercial tem suas exigências. Por isso, antes de começar as reformas e mudanças, verifique quais são os itens que o seu estabelecimento é obrigado a ter, por exemplo, em relação a normas sanitárias, de segurança e acessibilidade. Conhecer as normas da região em que você está abrindo um negócio é um fator-chave para o sucesso. 

Ao consultar os órgãos regulatórios, os empreendedores conseguem saber se as mudanças que serão realizadas no imóvel estão dentro da legalidade. Por exemplo, há municípios que restringem o uso de calçadas, enquanto outros impedem que grandes extensões do meio-fio sejam rebaixadas para rampas de acesso de veículos. A própria obra também deve seguir algumas regras, principalmente se o imóvel for parte de um condomínio ou shopping. Na dúvida, contrate um profissional especializado para orientar você durante o projeto.


2) Pense na sua rotina no estabelecimento


Ao planejar as mudanças nas instalações, leve em consideração as necessidades e a logística do dia a dia. Reformar um imóvel comercial exige atenção às demandas do negócio, pois é justamente para atendê-las que serão realizadas as modificações. Por isso, detalhe todas as atividades que fazem parte da sua rotina, desde aquelas voltadas para o atendimento aos clientes até as administrativas e de estocagem de produtos e insumos necessários ao funcionamento da sua empresa. 

Para isso, é claro, você deve considerar o ramo de atividade e as suas tarefas rotineiras, bem como as necessidades dos seus clientes. Se a sua atividade envolve o uso de equipamentos eletrônicos, por exemplo, invista em uma boa instalação elétrica e tomadas em quantidade suficiente. O mobiliário também deve ser escolhido com atenção, analisando as medidas do espaço e a circulação no local.


3) Observe o perfil dos clientes do seu ponto comercial


O principal fator que pode prejudicar um ponto comercial é a ausência do público-alvo em seu entorno. Dessa forma, conhecer o perfil do consumidor é fundamental para que a sua empresa possa alinhar suas expectativas às demandas reais dos seus clientes. A organização, a decoração e as adaptações do ponto, por exemplo, devem ser feitas de maneira criteriosa, de forma que sejam coerentes com o perfil do seu público. 

Entender quais são as demandas e as preferências dos seus clientes é muito importante para que a reforma no seu ponto comercial resulte em um ambiente funcional e atrativo. Lembre-se de sempre considerar a contratação de um arquiteto ou engenheiro civil ou de um profissional de decoração, pois eles podem ajudar você a planejar os custos reais do seu projeto de reforma. 


4) Tenha um cronograma da obra


Organizar as etapas da obra é importante, mesmo que seja comum aparecerem imprevistos durante o processo. Por isso, dedique algum tempo para criar um cronograma que estabeleça prazos bem definidos e facilite a visualização das tarefas que precisam ser feitas. Assim, você garante que todas as etapas sejam cumpridas.

Você pode, inclusive, levar essas tarefas em conta ao prever o prazo da sua reforma. Coloque um limite realista para que a obra não se arraste muito, o que pode resultar em sérios prejuízos. Também tenha em mente que, enquanto determinada tarefa está parada por qualquer motivo, talvez outras possam ser adiantadas, a partir da realocação da mão de obra. Detalhes como esse ajudam a cumprir os prazos determinados no seu cronograma.


5) Cuide do orçamento


É muito importante criar um plano de custos. Pesquise sempre antes de comprar qualquer item, anote tudo o que gastar e, se puder, faça uma reserva para os imprevistos. Sem esse tipo de controle, fica fácil se perder nos gastos e você corre o risco de ter que parar a reforma do seu ponto comercial no meio do caminho.

Lembre-se: é importante estar preparado para gastar mais do que o esperado. Por melhor que seja o planejamento da sua reforma e por mais detalhado que seja o projeto, sempre existe a possibilidade de o investimento sair mais caro do que o previsto originalmente. Portanto, reserve algo em torno de 10% para cobrir os gastos inesperados que podem surgir durante o processo.


Dica extra: envolva seus clientes no processo de reforma por meio das mídias digitais 


O marketing nas mídias digitais tem sido uma tendência bastante eficaz nos últimos tempos, por ser uma ferramenta que facilita a comunicação entre pessoas de qualquer lugar. O ambiente digital tem um grande poder de alcance, se comparado a outros canais de divulgação, tornando-se uma ferramenta poderosa e importante para as empresas, já que auxilia na conquista de novos clientes. 

No caso da obra no seu ponto comercial, uma dica é compartilhar com os seus clientes algumas etapas da reforma, por meio de publicações nas redes sociais, enquetes e outros conteúdos que farão eles se sentirem mais próximos de você e da sua loja. A proximidade com o seu público também é um ponto positivo para o sucesso do seu negócio.



Fonte: Krona.