Empreender é sempre um desafio e a escolha do ponto comercial faz toda diferença para o sucesso do seu negócio. O bairro e as características do terreno são questões que merecem atenção antes de pensar no projeto que será edificado. Nesse quesito entram tanto as salas comerciais, em prédios com vários andares, como os imóveis próprios ou que são construídos com essa finalidade.


Sendo assim, trouxemos pra vocês algumas dicas:


A escolha do terreno


O terreno vai influenciar bastante no seu projeto, principalmente se for necessário escavar para ampliar o espaço, seja para abrigar as dependências do imóvel ou para criar vagas de estacionamento para os funcionários e clientes. A etapa da escavação é uma das mais onerosas e é preciso planejar e pensar se realmente vale a pena criar subsolo ou projetar à partir do nível da rua. O projeto deve respeitar as regras de zoneamento do bairro escolhido, além de ser pensado para maximizar a visualização de quem passar pelo imóvel.

Caso o espaço do terreno não seja suficiente para abrigar um estacionamento que seja suficiente para atender aos clientes e funcionários, é preciso levar em conta se as ruas no entorno permitem estacionar ou se há a possibilidade de parceria com estacionamentos privados.

O acesso também precisa ser levado em conta. O seu cliente vai encontrar facilmente a sua empresa quando for até ela? Se a resposta for “talvez”, então vale repensar outro terreno, em outra localização, para que isso não se torne um empecilho e acabe gerando perda de negócios.


Fachadas


As fachadas falam muito sobre a empresa. Uso de cores, revestimentos e até mesmo a sinalização visual da marca fazem a diferença e precisam ser pensadas de forma a destacar o imóvel. Imóveis antigos têm seu charme e precisam de cuidados especiais na manutenção ou reforma.

Para novas construções, fachadas em vidro embelezam e trazem praticidade para limpeza constante. Além do toque moderno, os empreendimentos com fachada em vidro agilizam a obra e também se destacam facilmente.


Área interna


A parte interna de um imóvel comercial deve ser pensada de maneira prática para facilitar adaptações futuras. Diferente de uma residência, onde as obras e mudanças de layout são feitas raramente, um empreendimento comercial precisa ser planejado de maneira prática, onde seja possível alterar a disposição dos espaços com poucas reformas. Nesses casos, fora a parte estrutural que não pode ser alterada por questão de segurança, salas expansíveis por paredes e portas de vidro são excelentes para uma reunião privativa sem perder a sensação de espaço no ambiente.

O Drywall também é um grande aliado para divisões internas. Diferente do tijolo e cimento, usado nas edificações residenciais, o drywall é uma placa de gesso muito versátil, que permite mudanças rápidas e sem precisar do temido “quebra-quebra”. Com o projeto bem especificado é possível obter excelentes resultados térmico-acústicos, além da privacidade para alguns ambientes.


Estilo industrial


Transitando entre o moderno e o retrô, o estilo industrial chega como uma nova roupagem e opção para obras comerciais. Conhecido pela praticidade, tem como característica principal a exposição dos canos de cabeamento elétrico e lógico, além da exposição de luminárias com metal, tijolos à vista ou cores que remetem ao cinza das antigas fábricas de Nova Iorque.

O conceito dos espaços em estilo industrial prezam pelos ambientes abertos, sem interferência de paredes. Essas características o tornam uma ótima opção para quem quer um escritório moderno e prático para o dia a dia.



Fonte: Construtora Altar.