Em Presidente Prudente, ecopontos que recebem entulhos estão localizados no Jardim Sabará, no Jardim Cambuci e no Residencial Bongiovani, e cada morador pode descartar até 1 m³ de materiais.




A máquina que tritura resíduos da construção civil passou por testes operacionais nesta quarta-feira (6), em Presidente Prudente (SP). O maquinário pertence ao Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop) e pode ser utilizado por diversos município com a celebração de convênio.


A fabricante do maquinário realizou o teste e treinamento para o operador e para o motorista do equipamento na Usina de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil (RCC), em Presidente Prudente (SP). O Ciop pontuou que houve a certificação e a máquina está pronta para uso.


O consórcio informou que o maquinário foi adquirido em 2019, mas não foi usado por falta de convênio com as Prefeituras da região. O consórcio salientou que Presidente Prudente e outros 19 municípios também demonstraram interesse em utilizar o equipamento.


De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), com o processamento dos entulhos, o material poderá ser usado na recuperação de estradas rurais.


Os resíduos são recolhidos nos ecopontos, onde cada morador poderá descartar até 1 m³ de resíduo, o equivalente a uma porção pequena.


Os ecopontos estão localizados no Jardim Sabará, no Jardim Cambuci e no Residencial Bongiovani. Já a Usina de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil (RCC) fica ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp, com acesso pela rodovia Júlio Budisk, km 7.



Fonte: G1.