Desde a década de 1960, milhares de arranha-céus têm sido construídos no Brasil ao longo de todas as grandes e médias cidades do país. Entretanto, desde esta época, nenhum empreendimento conseguiu superar em altura o Edifício Mirante do Vale, localizado no Vale do Anhangabaú, na cidade de São Paulo. O prédio levou cerca de 6 anos para que todos os 170 metros de altura pudessem ser edificados.

O Edifício Copan é uma das obras mais marcantes da construção civil brasileira. Seu desenho curvo foi projetado também por Oscar Niemeyer, e suas obras foram iniciadas no ano de 1951. Entre este ano e sua conclusão, em 1966, o prédio chegou a ser abandonado por construtoras e adquirido posteriormente por outros investidores. O que chama a atenção neste gigante de concreto – a maior estrutura de concreto armado do Brasil – é a diversidade de atividades que acontecem em seu interior.

Além de apartamentos para os mais diversos orçamentos, o edifício ainda tem um grande centro comercial e até eventos religiosos. Outra das lendas que rodeiam o Copan diz respeito à sua manutenção: dada a sua imensa área e as características de sua construção, o edifício está sempre com obras sendo realizadas em algum de seus andares.


Fonte: Papo de Engenheiro.