Término do verão, estação mais chuvosa do ano, impulsiona mercado da construção civil; Distribuidoras da CPFL listam oito dicas para evitar acidentes em obras
O fim do verão marca, em especial, o encerramento da estação mais chuvosa do ano. É o momento em que os projetos de construção civil, sejam grandes obras ou pequenos reparos, são iniciados, retomados ou acelerados. Diante desse cenário, CPFL Paulista, CPFL Piratininga e CPFL Santa Cruz reforçam a importância de seguir regras de segurança ao construir ou reformar em áreas próximas a redes elétricas.
Apesar de parecer um tema óbvio, é preciso reforçar os riscos envolvidos quando não observados os cuidados necessários ao trabalhar em construções e manusear equipamentos em locais onde há fiação aérea. É preciso ficar alerta: qualquer toque na rede elétrica pode gerar uma descarga elétrica. Um dos exemplos mais comuns de acidentes desse tipo é o caso de pedreiros e pintores que acabam encostando na fiação ao movimentar andaimes metálicos e vergalhões, levando-os a sofrer choques elétricos. Esse tipo de contato pode ser fatal.
Referência quando o assunto é energia no Brasil, o Grupo CPFL, por meio de suas distribuidoras, possui a segurança como um valor inegociável e, por esse motivo, investe em diversas ações voltadas para o uso seguro da eletricidade, ainda mais em um contexto de crescimento do setor da construção civil. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), entre 2020 e 2022, o segmento registrou mais de 430 mil novas vagas, o que exige esforços redobrados na formação de profissionais para desempenhar as suas funções com segurança.
“Estamos comprometidos com a redução deste tipo de acidente. Por isso, investiremos R$ 50 milhões em projetos de conscientização para a população até 2030. Um exemplo é o Guardião da Vida, uma campanha que busca melhorar a percepção de risco dos trabalhadores, fomenta a realização de um planejamento adequado antes do início da atividade e a utilização dos equipamentos de proteção adequados para a execução”, destaca o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Grupo CPFL Energia, Marcos Victor Lopes.
Para evitar que isso ocorra, a CPFL elencou as oito regras de ouro para a segurança com a rede elétrica em projetos de construção civil:
- Ao manusear barras de ferro, réguas de alumínio ou outros materiais metálicos, as pessoas devem ficar longe da rede elétrica.
- É importante ter cuidado ao manobrar caminhões com betoneiras, caçambas ou guindastes. A aproximação com a rede elétrica pode causar um choque fatal.
- Prestar atenção na posição dos andaimes é fundamental. Eles não devem estar próximos dos fios e energia elétrica.
- É necessário ter muito cuidado durante a pintura para não aproximar cabo extensor e outros equipamentos com partes metálicas da rede elétrica.
- Ao limpar, pintar ou reformar fachadas, as pessoas devem ter cuidado para não se aproximar com qualquer instrumento, metálico ou não, da rede elétrica. É preciso também que utilizarem todos os equipamentos de segurança.
- Ao construir ou reformar lajes e telhados, é necessário manter uma distância segura da rede elétrica.
- Ligações clandestinas são perigosas e ilegais. Equipamentos nunca devem ser ligados direto na rede elétrica.
- As antenas devem ser instaladas longe da rede elétrica. Uma simples aproximação pode ser fatal.
Fonte: Folha Vitória.
Deixe um comentário