As usinas de energia solar já são uma potência superior às termelétricas movidas a gás natural e biomassa, tornando-se, assim, a terceira fonte de energia mais representativa da matriz elétrica do Brasil. 


Esses dados foram divulgados pela Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) e além de indicar a energia solar como a terceira fonte mais presente no país, eles apontam que o Brasil conta com 16,41 GW (gigawatts) de capacidade instalada em usinas solares fotovoltaicas. 


Assim, a capacidade instalada que foi levada em consideração para o levantamento de dados, considera a geração centralizada (os projetos de grande porte) e a distribuída (correspondente a instalações menores em telhados, terrenos e fachadas). Dessa forma, a energia solar representa 8,1% da matriz brasileira, atrás apenas das fontes hídricas (53,9%) e eólica (10,8%), segundo o levantamento da Absolar. 


No que diz respeito às termelétricas a gás natural, pode-se dizer que somam 16,37 GW de potência (equivalente a 8,1% de participação na matriz) e as movidas a biomassa e biogás somam 16,30 GW (equivalente a 8%). 


Portanto, os diretores da Absolar destacaram a competitividade das fontes de energia solar, já que desde 2018 elas estão crescendo em ritmo acelerado no Brasil.


Carlos Dornellas, diretor da entidade, afirmou que “as usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços dez vezes menores do que termelétricas fósseis emergenciais ou a energia importada de países vizinhos”. O diretor ressaltou, ainda, que essas são duas das principais razões do aumento tarifário sobre os consumidores. 


Sendo assim, a Absolar estima que a energia solar já gerou mais de 86,2 bilhões de reais em investimentos no país desde 2012. Além disso, já evitou a emissão de 23,6 milhões de toneladas de gás carbônico no processo de gerar eletricidade. 


Quais as vantagens da energia solar?


Confira algumas das vantagens da energia solar:


  • É uma energia limpa e sustentável, ou seja, não poluente; 
  • A energia solar é silenciosa; 
  • É o sistema de autogeração de energia mais barato; 
  • É uma alternativa ao petróleo; 
  • A necessidade de manutenção é mínima; 
  • Éuma energia de fácil instalação;
  • Economiza até 95% na conta de luz. 



Fonte: Sei Crédito Digital.