A Energia Solar, também conhecida como energia verde, é um sistema associado à energia fotovoltaica, que utiliza a luz do sol para produzir eletricidade, o que faz dela uma alternativa renovável e limpa.
Segundo estudos da Agência Internacional de Energia (IEA), essa é a fonte energética que mais cresce no mundo, e está a caminho de se tornar a mais utilizada até 2035, e os investimentos em energias renováveis podem chegar a U$440 bilhões até 2030.
Sustentabilidade
A Energia Solar provém de um sistema de energia que é totalmente limpo, sustentável e renovável. Além disso, essa energia não emite nenhum tipo de gás poluente na atmosfera, garante economia de água, não polui o ar, ou seja, seu impacto é quase inexistente, o que consequentemente não afeta a mudança climática.
Economia financeira
Essa é a fonte de energia mais barata do mundo, pois é gerada a partir de uma fonte gratuita e inesgotável, que é a luz solar. Mesmo que o valor inicial seja mais alto, ele se paga em no máximo 7 anos, devido a grande economia que ele proporciona, podendo reduzir os valores da conta de energia em até 95%.
Vida útil longa
A vida útil das placas fotovoltaicas é de, no mínimo, 25 anos, e que, apesar do alto valor de aquisição, com a energia gerada por elas faz com que se paguem em até 7 anos. Ou seja, apesar do custo de aquisição, as placas irão produzir, no mínimo, 3 vezes o valor investido em energia.
Baixo custo de manutenção
As placas fotovoltaicas, que garantem a energia solar, requerem mínima manutenção, com apenas limpezas sazonais, sem precisar de ajuda profissional. Ou seja, além de serem fáceis de instalar, elas também são baratas para se manter.
Cada vez mais acessível a todos
Ter um sistema solar dentro de uma casa ou empresa era totalmente inacessível antigamente, mas com o tempo esse tipo de energia está cada vez mais acessível e viável economicamente.
Já hoje, é totalmente possível ter um sistema completo pelo preço aproximado de um carro popular, além de diversas opções de parcelamento e até mesmo financiamento.
Fonte: Blog Dicomp.
Deixe um comentário