Começou dia 29 em São Paulo, a  Expo Feicon, reunindo empresas, associações que importantes atores do mercado da arquitetura e construção da América Latina. O encontro está sendo realizado depois de um hiato de aproximadamente dois anos nos eventos corporativos. De acordo com o último Índice ABRAMAT, que retrata o mês de fevereiro, o faturamento deflacionado das indústrias de materiais, em comparação com janeiro, foi 0,3% maior, mostrando estabilidade. Já no acumulado dos últimos 12 meses, houve crescimento de 4,3%. Para 2022 a previsão é de crescimento de 1% no faturamento total deflacionado dos materiais de construção em relação a 2021. Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT, acredita que “para este ano há muitas incertezas no cenário internacional ainda associadas à pandemia, e mais recentemente à imprevista guerra, e no cenário interno, associadas à inflação e alta das taxas de juros de financiamentos, que poderá reduzir a demanda por materiais de construção no médio prazo”. O executivo acrescenta ainda que acredita que “o faturamento em 2022 deve apresentar sustentabilidade no crescimento, embora de forma tímida, tanto pela base de comparação anual ser elevada como pela desaceleração observada já no segundo semestre de 2021”.


Na área de exposição, as principais empresas do setor vão apresentar seus produtos e serviços. Entre elas a SIL, que volta a reunir seus representantes, fornecedores e clientes na Feicon. A empresa terá em seu estande as suas linhas de produtos à sistemas fotovoltaicos. A ArcelorMittal, uma das líderes de aço no Brasil e no mundo, também vai participar desta edição, que terminará no dia 1º de abril, a próxima sexta-feira.   Além de apresentar as vantagens e os cases da aplicação do ArcelorMittal 50 S-AR (vergalhão com resistência 40% maior comparado com CA50 convencional), a empresa expõe em seu estande soluções de engenharia e serviços para cada tipo de obra.

O mercado da construção civil no Brasil e no mundo têm buscado obras mais produtivas, sustentáveis, com menor desperdício de material e soluções customizadas e concentradas no desempenho. A ArcelorMittal está atenta à tendência e foca em sistemas construtivos inteligentes para atender às necessidades dos clientes. Marcelo Marino (foto à esquerda), Vice-Presidente Comercial da ArcelorMittal Aços Longos LATAM, disse que  a ideia é mostrar os produtos e serviços para o público da construção civil. “Com inovação, tecnologia e foco do cliente, trabalhamos para levar as melhores soluções em aço para o mercado. A ArcelorMittal tem como objetivo ofertar o melhor portfólio para cada necessidade e tipo de obra”, afirmou.

A ArcelorMittal reservou espaço também para destacar a sua experiência com a inovação aberta e startups. Com mais de 12 mil conexões, o Açolab, laboratório de inovação, pioneiro no segmento e criado em 2018, está com novidades que contemplam a reorganização da estrutura, dos processos para capturar novas oportunidades e o fortalecimento do seu ecossistema. Um dos desdobramentos da atuação do hub foi o lançamento do Açolab Ventures, em 2021. O fundo de gestão vai investir cerca de R$100 milhões, nos próximos três anos, em startups.  A Aval Tecnologia foi a primeira empresa selecionada no ano passado e também estará presente na FEICON. A sua plataforma de planejamento e gestão de obras – Agilean – utiliza o conceito de Lean Construction, tecnologias como inteligência artificial, IoT (internet das coisas) e a metodologia BIM para otimização das obras. O aplicativo permite o acompanhamento de cada obra – em tempo real – por meio de dispositivos instalados no canteiro para aumento de produtividade e redução de desperdícios.



Fonte: Petronotícias.