Rafael Salomão, Head de Varejo da Juntos Somos Mais analisa categoria e afirma que digitalização é essencial
O varejo de materiais de construção encerrou 2021 com crescimento de 16%, segundo o levantamento realizado pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção), em parceria com o FGV IBRE. A tendência de crescimento no setor se deu de forma consoante ao que foi registrado em 2020, quando o varejo de materiais de construção cresceu 11% em comparação com 2019, tendo sido registrado faturamento de R$ 150,55 bilhões.
Apesar de anos muito positivos para o setor, agora é possível que uma estabilização seja sentida. Isso porque 2021 ainda foi muito marcado pela pandemia, com as pessoas passando mais tempo em casa e, consequentemente, elas investiram mais em melhorar o ambiente em que estavam, realizando reformas grandes ou pequenas. Para 2022, a estimativa da Juntos Somos Mais é crescimento de 11% em faturamento e 2% de crescimento em volume para o varejo de material de construção. A retomada da normalidade no cenário pós-pandemia deve criar oportunidades.
A digitalização do setor alinhada à demanda pela ressignificação do lar traz novas possibilidades e é hoje o maior gargalo dessa categoria. Se houver investimento nessa área, o crescimento, que hoje não é certo, pode ser seguramente possível. A pesquisa da Juntos Somos Mais com empresas participantes do seu ecossistema indica que as indústrias esperam crescimento por volta de 10% em faturamento em 2022, sendo que 38% esperam crescimento maior de 10%; outros 38% esperam crescimento de até 10% e os demais 25% esperam manutenção ou redução de até 10%.
Veja abaixo a entrevista com Rafael Salomão, Head de Varejo da Juntos Somos Mais sobre o Varejo de Construção Civil:
Mundo do Marketing - Onde você observa a maior dificuldade do varejo de construção civil?
Rafael Salomão - O maior desafio do setor, hoje, ainda é a falta de digitalização. É um ambiente bastante analógico e “offline”. Entrando mais em detalhes, o varejo de construção movimenta aproximadamente R$225 bilhões ao ano, com 136 mil lojas e 4,6 milhões de profissionais de obra. E foi com o propósito de fortalecer este setor e transformar a vida de todos os profissionais envolvidos que nasceu a Juntos Somos Mais, o maior ecossistema do setor de construção civil do Brasil.
Criada em 2018, como uma joint venture da Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre, nossa startup vem crescendo de forma acelerada e sustentável. Nosso carro chefe é um programa de relacionamento voltado para varejistas e profissionais de obra e já possui parcerias com mais de 40 indústrias da construção e empresas de serviços, dialogando com mais de 500 mil membros.
Nossa receita é complementada por uma outra unidade de negócios, a Loja Virtual, o maior marketplace B2B do setor, que é o principal canal de vendas digital entre indústria e varejo, e conta com mais de 17 mil lojistas cadastrados, movimentando mais de R$8 Bi em GMV.
Nosso foco, com a existência da startup, é cada vez mais nos aproximarmos de quem movimenta a indústria de construção civil e entender suas dores, necessidades e desejos, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios.
Mundo do Marketing - Como esse varejista pode se aproximar do seu público e criar uma conexão que não seja apenas no momento da compra?
Rafael Salomão - Acredito que o varejista pode se aproximar de seu cliente focando em uma junção de fatores: estar sempre atento às novidades do setor, escolher bons parceiros de negócios, estar cada dia mais conectado ao mundo digital e valorizar cada conexão, cada fornecedor e cada interessado em seu negócio.
Embora ainda seja um setor bastante analógico, a construção civil já vem encontrando diversas formas de crescimento em função de inovação tecnológica, especialmente com a chegada dos e-commerces, que produzem um impacto ainda maior na economia e carregam variados benefícios em suas formas de atuação. Minha dica de ouro é: esteja de olho nos avanços tecnológicos para aumentar seu negócio, seja para expandi-lo, incrementar receita e faturamento ou diversificar produtos e serviços em seu portfólio. Com uma boa estrutura online, o negócio tem muito mais chances de sucesso neste mercado extremamente competitivo em que vivemos.
Acredito também que, no setor de construção civil, o grande desafio é criar iniciativas que conectem e façam diferença no segmento como um todo. Planejar estrategicamente campanhas e caminhos do ponto de vista comercial e oferecer treinamentos e capacitações exclusivas podem ser opções robustas para impactar positivamente a vida de varejistas, lojistas e profissionais de obra, que continuamente necessitam de desenvolvimento, para digitalização e modernização para seus negócios. O importante é nunca deixar de mapear os desejos e necessidades do segmento, entendendo qual a melhor forma garantir a aceleração do setor e a digitalização de todos os envolvidos no processo.
Mundo do Marketing - Algumas épocas do ano são mais favoráveis ao setor da construção, que dicas você daria para esse varejista aproveitar essas lacunas e transformar o ano todo em vendas?
Rafael Salomão - Isso é verdade. O outono é uma estação de poucas chuvas e temperaturas mais amenas e é considerada a estação ideal para pequenas reformas, reparos e ajustes em casa e no escritório. O ideal é o varejista se beneficiar de cada estação para oferecer os melhores serviços e produtos de acordo com a necessidade do público.
No período do outono, em que estamos, por exemplo, é comum perceber umidade e até mesmo infiltrações nas paredes e teto, provenientes das grandes chuvas de verão, mas tudo isso pode ser resolvido com uma boa reforma e reestruturação de cômodos. O período é o mais indicado também para obras e reformas de prevenção, como impermeabilização de lajes e reformulação de fachadas e pintura. Outra ideia é aproveitar a ocasião para realizar uma reforma na quadra e nas piscinas, deixando os locais prontos para o próximo verão. Como a estação não conta com muitas chuvas e o vento ainda está fraco, a manutenção torna-se ideal no período.
Incorporamos recentemente o Triider, uma plataforma que conecta pessoas que desejam fazer essas pequenas reformas aos profissionais de obras, trazendo garantia e altíssima qualidade de serviço, com preços mais baixos para quem deseja contratar. A Juntos Somos Mais, como ecossistema, busca facilitar o caminho para o alto rendimento da construção civil, desde os grandes varejistas e lojistas até os clientes finais que buscam por obras.
Fonte: Mundo do Marketing.
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